-
Arquitetos: Ho Khue Architects
- Área: 350 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Jotun, YKK AP
Descrição enviada pela equipe de projeto. Crianças que cresceram nas décadas passadas nasceram e foram criadas sem as facilidades da vida urbana atual e muitas vezes sem dinheiro. Muitas dessas crianças cresceram e vivem hoje na cidade com um estilo de vida moderno, mas sem esquecer das imagens e das sensações das telhas de cimento e das paredes de tijolos com bambus que predominavam nos antigos vilarejos.
Esse cenário acompanhou e estimulou muitas das pessoas que são bem sucedidas atualmente. A medida que o ambiente rural foi se tornando urbano, as cenas do passado deram espaço para o vidro, o ar condicionado e os projetos monótonos. Com o tempo essa modernidade deixou as pessoas entediadas com seu entorno por conta da falta de emoção das novas construções e a robótica sensação de desapego. O projeto aqui apresentado tenta resgatar a sensação das vilas do passado, além de se propor a ser um projeto ambientalmente sustentável.
Originalmente o terreno era ocupado por antigas casas, capim branco dos pampas, bambuzais nativos e outras plantas que sobreviviam ao clima com um pouco de dedicação das pessoas que ali viviam. A abordagem de projeto escolhida pelo escritório Ho Khue Architects (ALPES) consiste em rememorar as antigas sensações daquela vila e imprimi-las no novo projeto, se tornando parte da natureza.
A aparência atual é natural e contém muitas plantas nativas em sua estrutura. Bananeiras, arbustos amarelados e outras plantas nativas foram transplantadas para o térreo do edifício. O acesso principal é marcado por um elemento de água valorizado com vegetação. A fachada sudoeste foi construída com um concreto decorativo em lâminas, o que protege do sol e permite a ventilação natural.
A cobertura é densamente preenchida por gramas e outras plantas que auxiliam na manutenção da temperatura interna. Este pavimento recebe os escritórios executivos, salas de reunião e uma grande sala de almoço externa com uma cozinha completa. Plantas floridas envolvem as áreas abertas criando sombra e valorizando o ambiente. É um espaço profissional com ventilação natural, rica vegetação e espaços confortáveis para funcionários e clientes.
Com o objetivo de recriar a ambiência da vida rural utilizou-se tijolos que não foram queimados pelo forno. O piso foi feito de concreto com um acabamento cinza claro. O teto de cimento aparecem como tablados, assim como era o método nas antigas construções. Essa configuração permite uma maior profundidade por conta de sua estrutura tridimensional. Um edifício moderno com um sentimento sem idade.
Trabalhar neste escritório evoca a saudade da infância, quando a vida era mais simples. A ventilação cruzada trás a brisa fresca do oceano, levando a temperaturas confortáveis internamente. As gerações mais novas tiveram pouca convivência no campo e este escritório tentou trazer essa ambiência e o coração da ruralidade para dentro dos espaços de trabalho.